E que tal referendar o casamento sem procriação?

“Society is always taken by surprise at any new example of common sense”. (Ralph Wado Emerson)

Passados 142 anos do primeiro Código Civil (cuja consagração do casamento civil valeu a Alexandre Herculano a excomunhão pela Igreja Católica) e 100 anos de regime republicano, o longo caminho para uma democracia da sociedade civil, para um regime social em que as liberdades individuais devem coexitstir mutuamente sem se prejudicarem, parece não ter fim.

Cento e quarenta e dois anos depois, continua a querer-se confundir casamento civil com casamento religioso, impor-se matrimónio e procriação como forma única de organização e identidade social e moral. Continua a querer-se, em nome de uma religião num estado laico, impor dogmas e comportamentos, alienar direitos civis e liberdades individuais.

Vem isto a propósito do referendo que a Conferência Episcopal se prepara para reclamar. Se o casamento civil não é reconhecido pela Igreja Católica, nem tal se pretende, porquê esta contínua interferência na sociedade civil?

E a que propósito deve a sociedade ser chamada a referendar uma matéria que em nada prejudica a liberdade do próximo? O casamento entre pessoas do mesmo sexo prejudica o casamento religioso? Prejudica a procriação? Prejudica os crentes e os heterossexuais?

Da mesma forma, o celibato dos padres prejudica o casamento civil? Prejudica o casamento religioso? Prejudica o Estado?

Porque se assim for, proponho que o referendo sobre o casamento referende também o celibato dos padres.  E já agora, o casamento entre duas pessoas de sexo diferente que não podem – ou não querem – ter filhos.

Anúncios

Etiquetas: , , ,

Uma resposta to “E que tal referendar o casamento sem procriação?”

  1. Tudo de Bom » Blog Archive » Os posts mais comentados do dia de hoje Says:

    […] E que tal referendar o casamento sem procriação? “Society is always taken by surprise at any new example of common sense”. (Ralph Wado Emerson) Passados […] […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: