Quando as Comadres saltam do Twitter para os jornais

A recente polémica vivida no Twitter sobre a utilização de tweets de António Nogueira Leite como matéria de base para um artigo de “análise política” no jornal i, 39889-psd-as-comadres-o-ataque-porco-e-o-desvario-no-psd suscitou-me um conjunto de dúvidas e alguma reflexão, que muito gostaria de ver debatida.

Interpretações à parte sobre a oportunidade e relevância do tema e a utilização de termos coloquiais como “ataque porco entre comadres cavaquistas” para o título da peça, a questão que me interessa é esta: as conversas do Twitter devem ou podem ser reproduzidas fora do seu contexto de “conversas entre pessoas de uma mesma comunidade” e passarem para a esfera pública de uma publicação paga, neste caso um jornal?

Depois de alguma reflexão e pesquisa, não me parece que haja lugar para levantar questões de “copyright” em relação aos tweets. Apesar de restrito, o Twitter é um “espaço público”, onde, para além dos nossos “seguidores”, pode aceder qualquer um (Qual será a nossa “audiência invisível”?…), se não tivermos os nossos posts protegidos.

Saindo de questões jurídicas, temos o entendimento comum de uma rede social como um espaço aberto mas onde conversamos com um número restrito de pessoas. Sobretudo, fazemos uma distinção entre um artigo que escrevemos para um jornal ou uma entrevista que damos a uma rádio ou uma televisão e o que dizemos no ambiente informal de uma rede social. Não estamos à espera que uma discussão numa esfera restrita e dentro de um contexto próprio assuma uma relevância desproporcionada nas parangonas de um jornal.

Quando um jornalista usa as redes sociais para retirar pedaços de conversa, inclusivamente sem nela participar, está a transportar conteúdos de um contexto muito específico e restrito para outra esfera, outra audiência. É como transcrever conversas privadas de uma mesa de restaurante porque os convivas falaram alto demais.

É este o meu sentimento, porque me lembro de presenciar essa conversa (não me recordo se nela participei) que se desenrolava num clima e estilo próprio de um grupo de pessoas e que, certamente, não faria parte de uma declaração consentida num meio de comunicação social pago. (Segundo Nogueira Leite, não foi sequer consultado ou pedida autorização para a reprodução dos seus tweets).

Poder-se-á argumentar – como ressalvam as próprias regras de alguns media, como as muito badaladas da RTP) – que o que tuitamos não é inócuo e vincula-nos. Essa é uma verdade que quem fala nas redes sociais deve ter presente. Não me parece que Nogueira Leite seja ingénuo, nem que tenha medo de retaliações às suas afirmações. O que provavelmente não esperava era que fossem usadas sem sequer o seu conhecimento.

Posto isto, pergunto se os meios de comunicação social não deveriam também criar as suas regras sobre esta matéria. Começando, por exemplo, pelo pedido de autorização para divulgar conteúdos de outra esfera de comunicação. Pensar no que será o “fair use” de conteúdos alheios que, não estando propriamente protegidos por direitos de autor, deveriam ter em conta aspectos como a sua relevância e “enriquecimento cultural” dos seus leitores, e a protecção do autor. Não se pode escamotear o facto, para mim o mais importante, que a utilização de declarações pessoais no caso do Twitter, ou de fotografias, no caso do Facebook, têm, em última instância, um fim comercial.

Porque, há que reconhecer, “As comadres, o ataque porco e o desvario no PSD” é um  título suculento…

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Uma resposta to “Quando as Comadres saltam do Twitter para os jornais”

  1. uberVU - social comments Says:

    Social comments and analytics for this post…

    This post was mentioned on Twitter by pm1969: RT @xanapatricia: RT @AldaTelles: Quando as comadres saltam do twitter para os jornais http://bit.ly/4IC3AK

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